3.10.15

Projeto Volante no Glicério




O Volante surgiu em 2009 como uma estratégia de circulação dos trabalhos desenvolvidos dentro do ateliê de gravura do Sesc Pompeia. Iniciativa dos então coordenadores do ateliê, o projeto foi concebido inicialmente como uma exposição em trânsito, possibilitando que o trabalho transbordasse de seu espaço de concepção e fosse acessado pelos frequentadores do Sesc através da distribuição de gravuras nas áreas comuns da unidade. Nos anos seguintes, o projeto se ampliou e passou a estabelecer parcerias com outros ateliês e instituições: em 2010 com o Ateliê da Cidade, em Porto Alegre; em 2012 com o Ateliê do Porto, em Belém, o Museu do Trabalho, em Porto Alegre, e o Presse Papier, em Trois-rivières, Quebec, Canadá. Convocatórias abertas foram lançadas, convidando interessados a participar enviando gravuras ou frequentando os ateliês parceiros em momentos de produção coletiva. O Volante teve nesta etapa a generosa participação de cerca de 300 artistas, entre colaboradores remotos, parceiros de ateliê e distribuição e gestores dos espaços que abrigaram o projeto.

Em 2014 o Volante foi convidado a participar do Circuito Sesc de Artes e do Festival de Inverno de Bragança Paulista e passou a funcionar como uma plataforma aberta de produção gráfica em espaços públicos. Instalada em praças, ruas e passagens, fora do espaço dos ateliês, a etapa de criação e produção de volantes se tornou permeável a um público mais amplo, sem experiência em produção gráfica ou trânsito prévio pelos espaços dedicados às artes visuais. Aos participantes foi aberto o convite para formular imagens e textos e estampá-los em volantes que foram distribuídos pelo projeto em diversas cidades do interior paulista. Perguntas foram colocadas: quais ideias ou mensagens você acha que faz sentido por em circulação? Por que produzir um folheto e replicá-lo? O que te interessa disseminar no espaço público?

Em mais uma etapa do projeto, o Volante estará na praça Ragueb Chohfi, no bairro do Glicério, em São Paulo, nos dias 5 e 26 de outubro de 2015 para duas ações de produção e distribuição de folhetos. Nesta ocasião, além de refletir sobre a circulação de ideias na cidade a partir de materiais impressos + formular e produzir seus próprios volantes, os participantes serão convidados a distribui-los no espaço urbano. Estabelecendo contato direto com o fruidor do trabalho (o passante apressado do centro de São Paulo), o público do projeto será instado a pensar na relevância da mensagem criada e estampada, em sua persistência e pertinência, bem como em sua potencial descartabilidade, abrindo espaço para um aprofundamento da discussão sobre a circulação de informação, ideias e produtos artísticos no espaço público urbano.

Convidamos todos os simpatizantes e participantes de edições anteriores do projeto a passarem pela plataforma volante para mais uma ação.

Projeto Volante no Glicério
Praça Ragueb Chohfi (próxima ao Parque Dom Pedro)
Dias 5 e 26 de outubro
11h às 15h

Ação comissionada pelo Sesc Carmo / SP
Projeto Arte na 25
Agradecimentos a Valéria Boa Sorte