26.3.12


Projeto Volante em Porto Alegre


O projeto Volante convida artistas visuais a produzirem imagens destinadas à distribuição pública em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras e canadenses em 2012. 

A produção coletiva acontecerá no Atelier de Gravura do Museu do Trabalho, em Porto alegre, entre 09/04 e 13/04 deste ano. Serão 20 vagas. Todo o material será oferecido pelo projeto. As atividades são gratuitas.

As estampas podem ser realizadas nas seguintes técnicas: xilogravura, linoleogravura, litografia, gravura em metal, tipografia, carimbo, serigrafia e stencil. Sendo que as técnicas a serem utilizadas na semana de produção no ateliê do Museu do Trabalho estarão de acordo com os recursos disponíveis neste espaço.

Além de produzir os volantes, os artistas estão convidados a participar das ações de distribuição das estampas em espaços públicos da cidade, bem como a realizar registros em foto e video das ações. Estes registros irão compor um video que será exibido no Atelier canadense Presse Papier em maio de 2012, como parte da exposição que reunirá todos os trabalhos recebidos pelo projeto desde 2009.

Para os artistas que não tenham disponibilidade em comparecer à semana de atividades, também é possível participar enviando antecipadamente os conjuntos de volantes para o Museu do Trabalho, ou entregando pessoalmente durante o período das atividades em Porto Alegre.

Maiores detalhes sobre o formato dos volantes, tiragem mínima e demais regras do projeto aqui: Convocatória Volante 2011-2012.


Informações e inscrições até dia 09.04 pelo email projetovolante@gmail.com.



Cronograma de atividades


10.04, 19h30 _ apresentação do Projeto Volante no Museu do Trabalho, aberta ao público.

09.04 a 13.04, das 14h as 20h _ produção coletiva no Atelier de Gravura do Museu do Trabalho seguida de ações de distribuição de volantes enviados de todo Brasil, juntamente com os produzidos durante o encontro em Porto Alegre, em espaços públicos da cidade.

* Interessados em conhecer a proposta das atividades em Porto Alegre, estão convidados a comparecer no ateliê do Museu do Trabalho, dia 09.04 as 14h.


Museu do Trabalho _ Rua dos Andradas, 230.


Leia aqui publicação no site da Funarte sobre o Volante em Porto Alegre.